Se queres ser ouvido pelas outras pessoas, lê até ao fim!

A comunicação é um processo em que duas ou mais pessoas criam e interpretam mensagens ou pontos de vista.


Conseguimos ver que ao longo desta semana, existiram muitas falhas de comunicação entre todos os concorrentes.


Mas antes de falar das principais falhas de comunicação entre as pessoas, vamos falar dos princípios básicos da comunicação:


  • O que te motiva

  • Qual a tua verdadeira intenção

  • Os detalhes da mensagem

  • A interpretação e transmissão da mensagem


O que acontece na maioria das vezes?


A pessoa que está a tentar comunicar, normalmente, começa por fazê-lo através de um debate de ideias, quando na verdade tem apenas de mostrar e fazer valer a sua ideia ou a sua perspetiva.


Se um debate se iniciar, como não existe uma moderação por parte de uma das pessoas da conversa, o tema tende a gerar um conflito, sem qualquer conclusão - tal como acontece no Big Brother Revolução.


Apesar de terem uma entidade que é o Big Brother, que lança um tema ou faz uma pergunta, a conversa é gerada pelos concorrentes.


Isto não acontece apenas neste desafio, mas sim nas nossas vidas, diariamente!


Mas como podemos então manter uma comunicação mais eficiente para que possamos ser ouvidos, sem sermos interrompidos e conseguirmos ter uma conclusão?


  1. É importante antes de mostrarmos o nosso ponto de vista, darmos prova daquilo que estamos a falar - por exemplo, antes de mostrarmos a nossa opinião sobre um determinado assunto, podemos indicar que vimos um estudo ou que experienciamos algo que demonstra que o nosso ponto de vista é fundamentado;

  2. Devemos ser objetivos e sucintos - informar que vamos abordar um determinado tema e que temos uma opinião sobre ele que vamos revelar mais à frente;

  3. Elimina os pensamentos negativos e sentimento de julgamento para contigo e para com os outros;

  4. Mantém uma mente aberta e recetiva a outras opiniões e aprendizagens que outras pessoas te possam querer transmitir;

  5. Compreender a verdadeira necessidade da conversa ou assunto em questão;

  6. Certifica-te que a tua mensagem foi recebida e compreendida;

  7. Assume a responsabilidade das tuas palavras e da comunicação que utilizas.



Mais importante do que mostrar a opinião que temos e querer fazer entender o nosso ponto de vista…


Não nos podemos esquecer dos outros - devemos preocupar-nos com as pessoas que nos rodeiam e questionar sobre a forma como elas entendem determinado assunto.


Faz perguntas!


  • Como é que este tema te faz sentir? (pergunta exemplo)


Com apenas 1 pergunta, mostramos que queremos e nos preocupamos com o outro e que estamos realmente interessados em ouvir e entender um ponto de vista, talvez diferente do nosso.


É tão importante comunicarmos uns com outros de uma forma saudável, sem “atropelamentos”...


É tão terapêutico como estarmos naquele sítio que adorávamos na nossa infância que ainda nos lembramos das pessoas, dos sabores e dos cheiros!


Por isso, comunica de forma clara e objetiva…


Ouve os outros (não é por acaso que temos dois ouvidos e uma boca) um clichê muito utilizado e que faz muito sentido, “é para ouvires mais do que aquilo que falas”...


Certifica-te de que as pessoas compreenderam a tua mensagem e o objetivo do tema…


Não te esqueças de uma coisa, numa comunicação o importante é estarmos felizes com aquilo que queremos transmitir às pessoas que estão à nossa volta, que nos veem e ouvem…


Sempre com base na integridade! 😄


Se todos os concorrentes conseguissem entregar a sua mensagem, não existia este conflito de ideias, que se torna muitas vezes numa verdadeira “arena” onde predomina a razão e não um diálogo saudável.


E tu? O que achas que é importante para uma boa comunicação?

Deixa nos comentários.



Texto: Marta Caldeira Cardoso



373 visualizações

DIOGÃO

Assina A Newsletter

Contacto

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Ícone do Instagram Preto

Diogão.© 2020